Primeiro de Janeiro 2023

Alan Dubner
5 min readJan 1, 2023

--

Um Voto de Confiança no Brasil

Marina Silva

Começo esse ano com uma alegria profunda. Uma alegria que se estende pelo mundo todo:

Marina Silva é a Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas! Ela vem com a força e legitimidade mundial, acompanhada de um grupo de centenas de profissionais e especialistas para reforçar as ações urgentes no Brasil.

Menção honrosa especial à Simone Tebet que demonstrou uma ética e integridade ao só aceitar o Ministério do Meio Ambiente se a Marina Silva não o quisesse. Que bom que ela fará parte do Governo Federal como Ministra do Planejamento.

Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Originários e Joênia Wapichana para a presidência da FUNAI, também são ótimas notícias.

2022–2023

No primeiro dia de 2022 fiz alguns pedidos para o ano:

“Por favor não nos deixe voltar ao anormal e nem a um novo anormal. Não nos deixe repetir as obscenidades e atrocidades das eleições de 2018, para que as pessoas possam votar a favor de seus melhores e não contra os seus piores. Não permita que as florestas, as águas, a terra e a atmosfera sejam aniquiladas como vem sendo nos últimos dez anos, principalmente nos últimos três. Proteja os povos indígenas com suas mais de 300 etnias em que suas sabedorias planetárias estão se fazendo tão necessárias. Cuide muito bem dos artistas e de suas manifestações. Que a cultura seja percebida como gênero de primeira necessidade. Que a educação aproveite o tsunami da pandemia e migre do século 19 para o 21. Chega de fingir que se ensina e que se aprende. Que não se use em vão o nome da ciência para justificar qualquer argumento. Que a medicina possa cuidar mais da saúde do que da doença. Que a fé venha pela espiritualidade. Que a religião perceba que somos todos um. Que o COVID e suas variantes sejam mais gentis e nos una ao invés de nos dividir. Que a diversidade seja vista e reconhecida como uma grande vantagem sociocultural. Que a economia e os economistas percebam, finalmente, que são gestores da ecologia. Que uma governança eticamente responsável prevaleça. Que a Estocolmo+50 tenha resultados significativos!” (janeiro)

Agora, no primeiro dia de 2023, meus pedidos são:

Fim da invasão de Putin na Ucrânia (já faz 312 dias) e condenação por crimes contra a humanidade.

Uma coalizão mundial efetiva contra o risco de uma guerra nuclear.

Fim das consequências e inconsequências em relação a COVID-19.

Criação de uma Renda Básica Universal.

Chegar na COP28 com todos os acordos sendo cumpridos.

Aceleração da Transição Energética Sustentável.

Algumas das minhas frases de 2022

“Será que agora poderemos colocar a palavra Amor na bandeira como originalmente deveria ter sido?” (dezembro)

“Existe uma longa jornada de sabedoria em busca da “verdade” para aqueles que ousam trilhar esse caminho. A jornada começa na aurora da ignorância, passa por milhares de saberes e repousa no ocaso do não precisar mais saber.” (novembro)

“O que está acontecendo? Tudo ao mesmo tempo! Será que estamos ficando acostumados e a crise civilizatória não nos afeta mais?” (outubro)

“Amanhã, 2 de setembro, a independência do Brasil fará 200 anos. Sim, a independência do Brasil foi decretada no dia 2 de setembro de 1822. Quem decretou a independência não foi D.Pedro I e sim a princesa Maria Leopoldina (Austríaca).” (setembro)

“Estamos aprendendo a lidar com o viver nas incertezas, apesar de ainda fingirmos que sabemos para onde estamos indo. Acreditamos que somos separados de tudo e de todos, por isso vivemos em permanente negação.” (agosto)

“A arte da desinformação tem método, intenção e patrocínio. Ela não é nova, sempre existiu. Para que ela funcione bem é preciso que por um lado se anuncie que o rei nu está vestido e por outro oferecer pão e circo. A vantagem que a desinformação tem é que a grande maioria acredita e deixa quem não acredita numa situação constrangedora.” (julho)

“Que as próximas gerações nos perdoem………. perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem!” (junho)

“Vaca não dá Leite! A história que se conta é que quando os filhos fizessem 12 anos o pai, contaria o Segredo da Vida. Esse segredo é que vaca não dá leite… você tem que tirar o leite da vaca e passar por todos os dissabores que essa operação exige. Apesar de ser uma boa analogia de que as “coisas” não caem do céu e de que é preciso trabalhar arduamente para consegui-las, ela também esconde um segredo maior ainda que, involuntariamente, acaba formando as crianças para um sistema que está ficando obsoleto (neoliberalismo). O segredo maior ainda é de que a vaca dá leite para o seu bezerro e não para nós, por isso, é necessário TIRAR o leite da vaca.” (maio)

“A verdade e a mentira se confundem de tal maneira que hoje está muito mais para uma escolha do que gostaríamos de acreditar do que uma busca pela verdade.” (abril)

“Aparentemente a humanidade está conspirando para a extinção ou drástica redução de si mesma. E o pior é que nos consideramos animais racionais e inteligentes. Seriam as ações cometidas contra nós mesmos apenas uma forma da natureza reagir a uma espécie invasiva (praga)? Prefiro não acreditar nisso.” (março)

“Acreditar no inacreditável é a nossa maior qualidade e, ao mesmo tempo, nosso maior defeito. Albert Einstein já nos dizia de que a imaginação é mais importante que o conhecimento. A percepção cria nossa realidade e nos faz pensar e agir como se estivéssemos todos na mesma realidade. Dizemos que aqueles que pensam e agem de forma diferente estão fora da realidade. Temos uma resistência em sentir que existem outras realidades além da nossa.” (fevereiro)

Voto de Confiança

Hoje, no discurso de posse do presidente (pela terceira vez) Luiz Inácio Lula da Silva, agradeceu o voto de confiança dos Brasileiros que o elegeram. Acredito que esse seja o ponto mais importante. Os votos que o elegeram nas urnas não foram diretamente para ele e sim, um VOTO de CONFIANÇA para a Frente Ampla nascida para garantir a democracia, acabar com a sistemática destruição socioambiental, sanar a saúde, ressuscitar a cultura, regenerar os direitos humanos, repaginar a educação e principalmente frear a enorme onda de violência. Esse voto de confiança é também mundial. As relações internacionais em, praticamente, todas as áreas estão acreditando e torcendo para que os discursos se materializem em ações concretas. Confiança!

A subida da rampa e entrega da faixa presidencial foi simbolicamente significativa e muito linda! A faixa, depois de passar pelas mãos da diversidade brasileira, foi colocada pela Aline Sousa, representante dos catadores de materiais recicláveis (MNCR). Do Cacique Raoni à cadelinha Resistência, tivemos um sabor de esperança de que a Frente Ampla será real.

Quando vejo o presidente do PSL (hoje União Brasil) que abrigou no partido, em 2018, a candidatura do presidente em exercício até ontem, na mesa de cerimônia de posse hoje no Congresso, sinto o estranhamento de sempre…

Minuto de Silêncio

Três personalidades, que muito influenciaram o mundo, nos deixaram em 2022: A Rainha Elizabeth II, o Rei Pelé e Mikhail Gorbachev.

FELIZ ANO NOVO

Novamente, a alegria de que teremos Marina Silva a frente das ações ambientais e das mudanças climáticas são um bom presságio para o ano (e o governo) que está iniciando.

--

--

Alan Dubner

Consultoria em Sistemas de Aprendizagem e Educação para Sustentabilidade